Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - Eu já li/assisti - Livro e Filme | Resenha

Oie, gente!!
Faz tanto tempo que fiz resenha de Harry Potter aqui, né?
Mas farei mais uma para vocês hoje!
Se você mora num buraco ou acha que HP é coisa do demônio e nunca leu ou assistiu, cuidado que podem haver spoilers aqui, ok? Farei um pequeno resumo dos livros um e dois e depois eu conto a respeito desse. Vamos lá!

(Capa)


O que aconteceu nos livros anteriores? (com spoilers)
Em HP e a pedra filosofal (resenha completa aqui) vemos Harry Potter descobrindo sobre sua vida e o que são todas as coisas estranhas que aconteciam em sua pacata vida na casa dos seus tios. Ele foi levado pelo Hagrid, que a princípio era um homenzarrão apenas, mas que depois se revelou uma pessoa maravilhosa e um dos melhores amigos de Harry, para Hogwarts. Ainda no caminho, no Expresso Hogwarts, ele conheceu seus dois melhores amigos: Rony Weasley e Hermione Granger.
No fim do livro ele consegue resgatar a pedra filosofal que estava sendo roupada pelo vilão Voldemort e salvar todo mundo.
Em HP e a câmara secreta (resenha completa aqui) vemos Harry no seu segundo ano em Hogwarts, depois de ter passado umas férias chatas pra caramba na casa dos Dursley. Ele volta para Hogwarts mega animado para rever os amigos e para aprender mais e mais sobre sua vida e sobre seus pais. O fato aterrorizante que acontece no segundo livro é que tem uma cobra gigante, o Basilisco, que foi colocado em Hogwarts por um dos fundadores da escola e o fundador da casa Sonserina. Essa cobra deixava todas as pessoas que olhavam nos olhos dela petrificadas (literalmente) e daí Harry com seus amigos e com uma ajudinha básica de Dumbledore conseguiram derrotar o Basilisco.

Agora vamos pra o livro três!!! (sem spoilers)
Resumo:
Em HP e o prisioneiro de Azkaban começamos o livro com Harry em casa e ele vê nos jornais que um perigoso homem fugiu da prisão e o nome dele é Sirius Black. Todos ficam horrorizados e assustados com medo do que ele pode causar. Nesse mesmo dia a irmã do Dursley vem visitar e começa a xingar os pais de Harry a ponto de ele transformá-la em um balão. Harry fica com muito medo e foge de casa, onde é ""resgatado"" pelo Nôitibus andante, um ônibus mágico.

(O Nôitibus)


Ele então vai para o Beco Diagonal, onde encontra o ministro da magia, que pede que ele fique por lá até começar as aulas. Lá ele descobre que aquele assassino que fugiu da prisão não pertence ao mundo trouxa apenas, mas ao mundo mágico e que ele fugiu de Azkaban, uma prisão terrível e cheia de dementadores, é um dos aliados de Voldemort e quer pegar ele, Harry.
Na ida para a escola, no Expresso Hogwarts, um dos dementadores invade o trêm e faz Harry sentir uma sensação terrível a ponto de desmaiar, sorte que o novo professor de defesa contra arte das trevas o salva, Remo Lupin.

(Harry conversando com o professor Lupin)


Dando uma resumida mais ampla: Em uma partida de quadribol o dementador faz Harry cair e a vassoura dele é destruída pelo salgueiro lutador; Harry pede ajuda ao professor novo para se livrar dos dementadores e começa a aprender o feitiço do patrono; Os gêmeos Weasley dão a Harry o Mapa do Maroto, e ele descobre todas as passagens secretas de Hogwarts e inclusive vai sem autorização a Hogsmead; Lá eles descobre muitas coisas sobre o novo professor, sobre o Sirius Black e sobre o rato de Rony.

(Professor Lupin e Sirius Black - já no final)


Opinião:
Sinceramente esse foi um dos livros que mais gostei desde o início! Esse livro tem coisas muito legais. Tem a primeira vez que conhecemos o patrono, tem a primeira vez do mapa do maroto, tem quando descobrimos sobre animagos, vira-tempo... e descobrimos muitas muitas coisas sobre o passado dos pais de Harry. Obviamente acontece aquela desgraça final de praxe, e você provavelmente já sabe que deu tudo certo e Harry voltou para passar as férias na casa dos Dursley, mas não direi mais detalhes. haha

(Harry e o Hipógrifo)


Gostei demais, não tenho nem o que falar muito.
Dei 5 estrelas para esse livro.



Sobre os aspectos físicos do livro:
O livro é como os outros (eu agora tenho uma coleção nova, em uma edição legal, mas não li nela). A capa tem tudo a ver com o livro; vemos parte do que aconteceu, o Bicuço, um animal fantástico que foi sentenciado a morte após atacar Draco, que o havia provocado, juntamente com Hermione, um ratinho fugindo (que é o rato de Rony) e dementadores por todos os lados. Eu achei a capa muito legal!

(A ilustração completa da capa)


A letra e o espaçamento são iguais aos outros livros, tudo ótimo. As páginas continuam brancas.
Dei 4 estrelas por as páginas serem brancas, rs.



Sobre o filme:
O filme é bem feito, mas a partir de a câmara secreta ele já começou a ficar menos fiel ao livro; contudo, ele continua sendo um filme bom e contando a mesma história finalmente, apenas corta algumas partes que tem no livro. Não tira a qualidade em nada, apenas deixa de ser um pouco melhor, como seria caso fosse 100% fiel ao livro. Eu gostei bastante do filme também e também é um dos meus preferidos, apesar de ter um tom mais macabro do que acho que o livro é.

(Hermione, Harry e Rony na aula de Trato de Criaturas Mágicas, prestes a conhecerem o Hipógrifo)


Dei 4 estrelas para a adaptação.




Então, espero que tenham gostado da resenha! Deixa seu comentário em baixo falando sua opinião sobre o livro, caso o tenha lido!
Em breve terá a resenha do Cálice de Fogo! :D

0 comentários:

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário! o/

P.S.:¹ Leia o post antes de comentar :D
P.S.:² Seja sempre respeitoso e educado, ou seu comentário será removido. :B