Planos, eles mudam... | Crônicas

É interessante pensar como éramos há 10 anos. A vida muda constantemente, e ela muda nossa mente. As coisas que pensávamos há um tempo já são bem diferentes, ou as vezes a sua concepção e opiniões não tenham mudado tanto assim, mas com certeza a sua vida mudou com o tempo e hoje você está em uma posição que talvez não tenha se imaginado.
Jennifer, há 10 anos estava com 20 anos de idade, totalmente perdida em relação ao que fazer da vida, passou em fisioterapia e descobriu que não era exatamente o que queria, saiu e começou um cursinho para tentar outra coisa, mas não sabia se queria medicina ou enfermagem... nunca havia namorado e não pensava em casar tão cedo. Hoje, com 30 anos, ela está sentada em sua poltrona, em sua casa, estudando o assunto de sua próxima aula. Ela se tornou professora, casou aos 26 anos e há dois anos teve seu primeiro filho, que no momento está dormindo. Como ela poderia imaginar que em 10 anos, se todos os planos e perspectivas dela diziam o contrário, ela estaria exatamente onde ela está agora?
As coisas aconteceram de maneira legal na vida dela. Ela é feliz hoje, com o marido, a casa, o filho, a profissão (mesmo sendo uma profissão desvalorizada, foi o lugar em que ela se encontrou) e para ela, tudo deu certo.
O Jônatas, no entanto, tinha todo o seu futuro planejado. Crescer, terminar o ensino médio, passar em um concurso e formar uma família, tudo até os 25 no máximo. Aconteceram alguns obstáculos no caminho dele, como não ser aprovado em 3 concursos (ele havia escolhido o da Polícia Militar) e o fato de a namorada ter engravidado antes do tempo previsto por ele. Mas agora, aos 35 anos, ele já é um Sargento da Polícia, tem três filhos (casou antes do segundo) e está começando a procurar um apartamento para comprar. Seus planos, alguns demoraram mais a acontecer (o do concurso) e outros se adiantaram (o dos filhos e família) mas no fim, deu tudo certo para ele.

O que tudo isso quer dizer? Hum, deixa eu pensar:
As vezes o que você tanto planeja e foca para o futuro faz com que você esqueça o presente. As vezes o que você tanto foca no presente, faz você esquecer o futuro. A verdade é que os planos mudam, a vida finda acontecendo para cada pessoa de maneiras diferentes. Você não está mais adiantado que ninguém, você não está mais atrasado que ninguém. A vida leva o tempo que leva para cada pessoa e é o tempo necessário. Tudo acontece no tempo (Ec.3) e não adianta ficar desesperado.
Faça planos sim, anseie por coisas, suspire pelo futuro dos seus sonhos e vá atrás dele, mas mantenha os olhos abertos, de maneira que você nem desfoque o presente nem o futuro, mas veja tudo amplamente... simplesmente porque as vezes o que você anseia no momento atual não te trará tantos suspiros como aquilo que de fato você vai conseguir, e você só não sabe ainda.

Jennifer e Jônatas estarão por aí, pelo mundo, para contar isso pra vocês. Um dia, você poderá contar isso para alguém, ou quem sabe já pode contar agora mesmo. A vida passa em um tempo diferente para cada pessoa. Há exceções em todo o tempo, não para todos, a maioria vive na regra do inesperado.



2 comentários:

  1. Muito bem gostei desta crônica reflete a realidade que muitos não querem aceitar quantas pessoas focam tanto em sonhos e esquecem da realidade.cuidado para não FICAR esperando pelo que não vem e rejeitar o que tão graciosamente te e ofertado.Muito bem gostei desta crônica reflete a realidade que muitos não querem aceitar quantas pessoas focam tanto em sonhos e esquecem da realidade.cuidado para não FICAR esperando pelo que não vem e rejeitar o que tão graciosamente te e ofertado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! o/

P.S.:¹ Leia o post antes de comentar :D
P.S.:² Seja sempre respeitoso e educado, ou seu comentário será removido. :B