Desabafo sobre AMIZADE - participações

Oi gente!
Esses dias uma pessoa pediu para postar um texto no meu blog, e eu dei uma lida e resolvi postar sim. Essa pessoa pediu anonimato, por isso não terá assinatura de ninguém no final.
Essa pessoa não tem blog e nem quer criar, mas queria passar uma mensagem pra vocês todos e eu concordo! Então, boa leitura e bons aprendizados por aí. Depois eu mesma pretendo escrever um texto sobre o assunto pois ele possui um assunto que considero extenso e cheio de profundezas. Várias ramificações e casos. Enfim, vamos lá!

"NÃO SE SUBMETA A QUALQUER TIPO DE AMIGO!
Dentre tantas belezas que podemos usufruir durante nossa vida, uma delas é a amizade. É ter com quem contar, mesmo em momentos de dificuldade e todo aquele blábláblá clichê que a gente ouve sobre ter amigos. Mas o clichê também aparece quando se fala sobre os falsos amigos, dissimulados, aproveitadores, fofoqueiros e por aí vai.
Talvez você já tenha passado por alguma situação parecida, em que seu "amigo", por quem você tinha consideração, simplesmente agiu de uma forma não amigável. Ele simplesmente te traiu. Sim, traição não se resume apenas a relacionamentos amorosos, de casais, mas aparece em todo tipo de relação.
E com essa traição, ele teria sido falso, contando pra outros aquilo que você não queria que se espalhasse. Ou poderia ser dissimulado, ao fingir ser pra você uma pessoa e, na verdade ser outra (tipo aquelas pessoas que fingem querer o seu bem, sabe, mas querem mesmo estar por cima de você). Seu "amigo" poderia estar perto de você pra te tirar informações sobre sua vida, sobre o que você faz, com interesses, apenas, não com o sentido amigável. Ou poderia ser alguém que não te trata da mesma forma que você o trata...
Acredito que, para qualquer tipo de relacionamento, a reciprocidade é essencial, sempre! É ela que constrói e dá base pra que amigos se sustentem. Ser recíproco é caminhar ofertando o que você tem de melhor e o outro fazendo o mesmo (mesmo que o melhor dele seja diferente do seu). Dar o melhor para manutenção constante de uma amizade.  Sendo assim, talvez devêssemos olhar mais procurando ver se há reciprocidade em um tipo de relacionamento, em vez de olhar para o outro em si. O outro é defeituoso e tem seus problemas particulares, tem também suas chatices próprias, mas se ele busca ser recíproco com você, você deve levar isso em consideração.
Mas é óbvio que a reciprocidade não é o único ponto e ela não deve ser vista como um mero instrumento de vingança (ela foi falsa, vou ser falsa também, já que deve ser recíproco). A amizade não se resume a esse tipo de mesquinhez. A prudência numa relação é fundamental também. Assim como a honestidade. No entanto, tudo isso deve começar por você. Você que deve agir honestamente. Se o outro assim não o faz, não há reciprocidade. Então essa seria a hora de cortar relação. E assim vai... faça o  outro confiar em você e se ele faz o mesmo, leve isso em conta. Percebeu o trabalho que isso leva, tanto da sua parte, quanto da outra?
O problema é que, hoje, as pessoas são muito superficiais. Não querem trabalhar para construir qualquer relacionamento que seja. Não estão nem aí para a confiança que o outro depositou nele, não se dão ao trabalho de respeitar a pureza do outro em tentar estabelecer uma amizade. O que paira é um clima, por vezes, de desprezo, concorrência, exclusão. Atualmente, parece que o que se deseja é passar por cima do outro, é espalhar um comentário, é tirar proveito e etc. Não seja esse tipo de pessoa. Lembre-se: o que você planta, você colhe. Não quero passar uma ideia de vingança, ou desejar que o mal lhe ocorra, mas apenas ressaltar que pode acontecer com você o que você fez para os outros. Não faça para os outros aquilo que te magoaria. Acredite: é melhor trabalhar para ter uma amizade verdadeira.
Não despreze o amor de algum amigo por causa de outra pessoa. Não seja fútil e superficial, ao se relacionar com alguém que está se tornando seu amigo. Mostre a preciosidade que você é. Se jogarem sua preciosidade fora, fuja. Corra daqueles que se cobrem com uma máscara e que não são recíprocos com você! Talvez só a vida te mostre (e talvez você sofra bastante) até perceber quem não e quem sim. Só espero que você aprenda de verdade e que não se submeta a qualquer tipo de amigo."

0 comentários:

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário! o/

P.S.:¹ Leia o post antes de comentar :D
P.S.:² Seja sempre respeitoso e educado, ou seu comentário será removido. :B