A Beleza - Nepal

Esse post foi feito para os que não têm tempo/paciência de assistir jornais televisivos ou escritos mesmo, é algo bem resumido com intenção apenas de informar e deixar por dentro.

E então, o que de fato aconteceu no Nepal?

Primeiro vamos falar um pouco sobre o país que era pouco conhecido por muitos brasileiros (antes do terremoto, claro). Muitos como já disse, não conheciam o país e nem sabiam que é nele que se encontra o Monte Everest, o lugar mais alto da Terra com 8.848 metros de altura. O Nepal faz fronteira com a China, ao norte, e com a índia, sua população é de 30 milhões de habitantes, a sua capital é Katmandu com 1 milhão de habitantes.
A economia do país tem como base a agricultura e o turismo, por isso após os terremotos desastrosos, estimasse que o país sofra  fortes efeitos devastadores, no ano passado ele recebeu  600.000 turistas, segundo o site oficial de turismo, lembrando ainda que o Nepal é um país pobre.

Após conhecer um pouco sobre o país a pergunta continua:

Mas o que de fato aconteceu com o país?

O Nepal está localizado em uma das regiões com maior atividade sísmica do mundo, então os terremotos acontecem com certa frequência.  Na região acontece o encontro das placas  tectônicas  indiana e eurasiana, no qual o movimento da placa indiana é constante, se movimentando cerca de 5 cm/ano, só que o problema é que há décadas que ela não se movimentava, foi aí então que no dia 25 (sábado) a placa por fim se movimentou, só que digamos que tirou o atrasado de décadas, porque foram 4 metros em 20 segundos (os 20 segundos mais demorados de muitas vidas no país) ao invés de 5 cm. Então essa liberação de energia foi o terremoto de 7,8 graus. Só que não parou por aí, o que tornou a tragédia ainda maior foram os terremotos de menor escala, sendo eles pouco mais de 30 e que ainda continuam acontecendo na mesma região, atingindo assim as construções já abaladas pelo terremoto principal, tudo isso porque o país não está preparado para resistir a terremotos.
O número de mortos subiu para mais 7 mil segundo o jornal “Globo.com” do dia 03 (domingo).
(Fonte: Exame)

O que podemos fazer para ajudar?

Antes de tudo orar (claro), se você meu irmão ou minha irmã não está orando pelo país, pelo povo, pelos familiares que perderem seus entes queridos, os acrescente em suas orações, pois eles precisam, sabemos que a religião principal do país é o hinduísmo (não preciso falar mais nada né?).
Cerca de 1,5 milhão de pessoas precisam de água e comida e você pode ajudar fazendo doações, fiz uma busca pela internet e encontrei esse site disponível pelo “O GLOBO”: E se muitos observarem, ao entrar no Facebook aparece a opção de ajudar o Nepal.


Ajude-os, não meça esforços, e se fosse com o nosso país?
Pense nisso!

Muito obrigada, espero que a leitura não tenha sido cansativa (risos) e de alguma forma possa ter acrescentado em sua vida.


Fiquem com Deus, beijos.


0 comentários:

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário! o/

P.S.:¹ Leia o post antes de comentar :D
P.S.:² Seja sempre respeitoso e educado, ou seu comentário será removido. :B