Autoflagelação...

Oi gente! :D
Eu juro que ia falar aqui sobre um assunto bem mais leve, mas eu estava mexendo no Facebook quando me deparei com uma reportagem do Diário de Pernambuco (aqui) sobre adolescentes que se autoflagelam. 
Eu fico extremamente chocada quando vejo esse tipo de comportamento na juventude, sabe? Dói em mim, não a dor dos cortes ou a dor dos sentimentos que elas estão passando, dói em mim como as pessoas procuram os piores meios de afogarem suas mágoas. 
Adolescente sofre com tudo. Não digo isso querendo dizer que é drama (apesar de que as vezes é), mas adolescentes estão passando por fases de transformação, tanto no corpo como na personalidade, em todas as áreas de sua vida e é por isso que há tanta confusão sentimental dentro deles. É como um emaranhado de fios elétricos, um encostando no outro e causando certos curto-circuitos. Então, sim, adolescente sofre com tudo. Mas, onde encontrar a solução desses imensos problemas? As vezes o problema é na família, com os pais que não se entendem (ou não o entendem), com os amigos (que estão passando pela mesma fase) ou com relacionamentos amorosos - a adolescência é a idade propícia para o ser humano se apaixonar simplesmente porquê elx¹ tem os cílios longos ou porquê elx¹ possui um sorriso magnífico ou simplesmente porquê elx¹ amarrou o sapato de maneira sensacional - e muitas vezes as desilusões amorosas decepcionam! 


(Não postarei fotos de autoflagelação pois são feias, fortes e eu não gosto)

Então, em meio a essa onda gigantesca de curtos-circuitos eletrizados alguns resolvem se cortar. Cortar os pulsos, cortar as pernas, viver chorando, entrar para um grupo alternativo (emos, góticos, ...) achando que isso vai resolver ou simplesmente achando que aquela dor vai fazer a outra dor (a sentimental) diminuir. Quer saber um segredo? NÃO VAI, nem por um segundo.
Os sentimentos são cristaizinhos preciosos e frágeis, sabe? As vezes a gente tem tanto cuidado com eles e cuida bem deles, limpa e deixa eles brilhando e vem um desleixado (com um sorriso bonito, talvez) e espatifa aquele bem tão precioso e frágil que você tinha. Mas quer saber? Os sentimentos do ser humano são um tipo especial de cristal; um tipo de cristal que quando você junta ele todinho e deixa no cantinho se recurando e foca em outras coisas, ele se recupera sozinho e aos poucos os caquinhos de cristal se unem e se formam em um objeto novo. Com certeza ele não será mais como antes, afinal, ele se partiu em mil pedaços e você não consegue juntar todos, mas apesar dos pedacinhos que faltam, ele se ergue de novo e é isso que importa. 
Não me refiro, vale ressaltar, aos sentimentos amorosos apenas. Os sentimentos de amizade são de suma importância na adolescência e influencia demais! A família é outro fator e os estudos são apenas um complemento.
Se você por acaso se corta e veio parar aqui, sem querer, saiba: Isso não vai adiantar! Foque seus pensamentos em coisas boas e no seu futuro. Se ame!
Uma dor carnal jamais irá abafar uma dor interna, a dor interna não tem remédio a não ser se você quiser seguir! A adolescência não é fácil, eu sei, passei por ela... mas não é impossível de vencer. Leia muito, escute música legal e fale com Deus! Essa é uma solução ótima, ele é um ótimo amigo e acima de tudo, ele sim tem uma solução para você e seus problemas! :) "Orar a Deus, faz bem a alma, falar com Deus satisfaz".

Enfim, obrigada por ler, se você leu. Foi mais um desabafo do que um conselho, mas acho que consegui expor o que eu queria.
Um beijo! :)

¹ - Elx (Ela ou ele, para não ter que indicar um gênero, uso o x no local da vogal determinante.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu comentário! o/

P.S.:¹ Leia o post antes de comentar :D
P.S.:² Seja sempre respeitoso e educado, ou seu comentário será removido. :B