O que você realmente quer?

Estive pensando, já que estamos em período de: SISU, VESTIBULAR, ENEM, CURSO... o que as pessoas realmente querem da vida? Dinheiro, títulos, tempo, felicidade, viver bem, viver confortável... o que?
Os cursos considerados TOP hoje em dia são Medicina, Direito, Engenharia, Arquitetura, Enfermagem, Nutrição... cursos que ao final proporcionam ao indivíduo (que conseguir terminar o curso) um bom dinheiro, um emprego estável, uma vida confortável, um título de respeito "olha, fulano agora é advogado!!" ou "menino, tu num sabe! Fulano, o filho de Cicrano, é engenheiro!" ou mesmo "Mas rapaz, Cicraninho é um homem de sorte mesmo, tem um filho médico e uma filha desembargadora!"


Muito provavelmente esse Fulano ganha um bom dinheiro e por consequência o Cicrano, o pai, deve participar dessa bênção, né? Mas será que o título e o dinheiro são o fato principal na escolha de um curso que designará sua futura profissão?
Vamos refletir...


As pessoas tendem a escolher o curso da universidade por causa do que os pais disseram, do que os amigos dizem e do que acha que o curso vai ser, NO ENTANTO, o curso que você escolher para a faculdade será aquilo que você será na sua vida toda, quando terminar. A escolha que você tomar agora definirá o seu futuro profissional. Obviamente, se você não gostar do curso que escolheu e passou, poderá muito bem abandonar o curso mais pra frente e tentar outro, mas... e o tempo perdido, você vai conseguir recuperar? O tempo, queridos, é o seu bem mais precioso! Acredite em mim, você nunca conseguirá recuperar um segundo sequer perdido.

Quem vai viver o seu futuro profissional é você!
Se você não gosta do que vai fazer, ou não sabe o se gosta, procure saber, se informe! Mas se você já sabe o que gosta e não quer fazer porquê tem medo de os pais não gostarem, das pessoas criticarem, tem medo de ser pobre... sai dessa!
Primeiro porque se você se formar e souber procurar vai encontrar emprego e não vai ser pobre. Pode não ser rico, mas também não vai ser pobre; segundo porquê não vale a pena fazer algo que não gosta por dinheiro ou título, a sua felicidade é mais importante e pessoas que fazem o que gostam de fazer são felizes!
Se os professores, músicos, filósofos, pedagogos, publicitários, arqueólogos, físicos, oceanógrafos, geólogos, zoologistas, letrados ... fossem pensam apenas em títulos, facilidade, dinheiro... o nosso mundo seria cheia de gente igual e a disputa pelas vagas de emprego seriam bem mais acirradas, além da falta que teria dos outros profissionais.

Então, resumindo...
Se você gosta de alguma coisa, tem algum curso em mente, vá atrás! Faça o que você gosta e ama, aquilo que você sabe que será feliz fazendo. Coloque sua felicidade acima do dinheiro que você vai ganhar e dos títulos que você receberá;
Acredite que, seja qual for a profissão que você escolher, você pode subir, e chegar a um nível alto e ganhar tão bem quanto ganharia se fosse aquela outra coisa, e sendo feliz ao mesmo tempo. Dinheiro traz conforto, bem-estar, carros velozes, mas jamais trará a sua felicidade como profissional. Quem traz sua felicidade como profissional é fazer aquilo que realmente quer e gosta.


Então, deixe aí nos comentários o curso que você escolheu, se é isso que realmente te fará feliz e o porque e eu desejo a você uma vida feliz e uma boa sorte na aprovação, caso seja um vestibulando.
Beijos!


4 comentários:

  1. Enfermagem, meu desejo desde sempre. Porque me vejo cuidando das pessoas, ajudando sabe? Além do mais não me vejo em outro curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem! Então, busque seu sonho! Não desista dele e sim, ajude as pessoas. Isso é tão importante, pena que poucas pessoas percebem que o que importa não é apenas o título "enfermeiro" e sim aquilo que a pessoa faz e que a faz feliz.
      Espero que você alcance seus objetivos e seja muito feliz!
      Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  2. Amei a matéria!!! Enfim.. sou muito indecisa quanto a isso! rsrs Mas finalmente escolhi nutrição! \o/ Já admirava muito, então resolvi tentar. Quero me especializar em nutrição clínica, não por dinheiro ou status. Mas sei que terei a oportunidade de acompanhar meus pacientes e creio que ver a melhoria na qualidade de vida deles vai me proporcionar a satisfação de ter escolhido essa profissão! :))
    Loide Cavalcanti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Looi! Eu ficava muito aperrada pensando "o que será que Loi vai escolher esse ano?" e eu fico muito feliz que tenha realmente se decidido! Eu estou torcendo por você e quando estiver formada você vai acompanhar minha dieta! :P
      Um beijão e boa sorte com o resultado do vestibular!
      E obrigada pelo comentário! <3

      Excluir

Deixe aqui seu comentário! o/

P.S.:¹ Leia o post antes de comentar :D
P.S.:² Seja sempre respeitoso e educado, ou seu comentário será removido. :B